quarta-feira, 17 de agosto de 2016

No texto abaixo fiz um resumo sobre a vida profissional de Chatô :D


Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo

 


Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, ou  Chatô, foi um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1950. Chatô reuniu  jornais, estações de rádio e revistas, foi também o pioneiro da televisão no Brasil, ele criou a TV Tupi.
Com a Aliança Liberal, apoiou o movimento revolucionário de 1930, levando Getúlio Vargas ao poder. Ele Agia social e empresarialmente com a própria ética. Chantageando empresas, publicando poesias de anunciantes e claro, irritou os inimigos. Porém, Chatô também teve relações cordiais e interesseiras  com os influentes, como o  próprio Getúlio Vargas, conde Francisco Matarazzo, Alexander Mackenzie e Percival Farquhar empresário americano. Ele  promoveu em 1941 a Campanha Nacional de Aviação, "Deem asas ao Brasil". Mesmo sendo um dos representantes da burguesia nacional, não deixou de assumir posições favoráveis ao capital estrangeiro.
Chatô deu oportunidades aos escritores e artistas desconhecidos em sua época.  Podemos citar Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari. Como empreendedor fundou o Masp (Museu de Arte de São Paulo), em 1947, com uma coleção de obras de grandes artistas, adquiridas na Europa do pós-guerra graças à colaboração de Pietro Maria Bardi.
Em 1952 foi eleito senador pela Paraíba e, em 1955, pelo Maranhão. Renunciou ao mandato para assumir a embaixada do Brasil na Inglaterra. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1954, ocupou a cadeira deixada por Getúlio Vargas.
Com o passar do tempo, Chateaubriand foi dando menos importância aos jornais e passou a voltar sua atenção para o rádio e a televisão, e sempre investindo em novas tecnologias. Porém 1960, o maior império das telecomunicações no país estava endividado.
 Chatô, teve trombose, e isso o deixou paralítico então passou a comunicar-se através de uma máquina de escrever adaptada.
Em 10 de agosto de 1967, entregou à Fundação Universidade Regional do Nordeste (hoje UEPB) o primeiro acervo do Museu Regional de Campina Grande (PB). Foi chamado de "Coleção Assis Chateaubriand".

Chateaubriand morreu em 1968 e foi velado ao lado de duas pinturas: um cardeal de Velázquez e um nu de Renoir, simbolizando, segundo Bardi, as três coisas que mais amou: o poder, a arte e a mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário